
Com o friozinho chegando já pensamos duas vezes em querer sair logo cedo e praticar atividade física, não é mesmo? Mas, não podemos usar a temperatura como desculpa para não nos exercitar.
Além disso, como no inverno geralmente temos “mais fome”, temos que pensar também nos cuidados com nossa alimentação e não somente com nosso treino!
Quais cuidados temos que ter ao nos exercitar no inverno? Acompanhem nossas curiosidades:
1) Como se animar para a prática no frio?
Primeiramente, independentemente do tamanho do desafio não deixe de praticar uma modalidade, escolha a que mais lhe agrada, mas fazer um só tipo de treino por muito tempo também pode te desanimar.
Exercícios outdoor (esportes ao ar livre), são ótimas opções para aliviar o estresse, especialmente por propiciarem o contato com a natureza.
Mas se estiver um dia muito frio ou chuvoso, escolha bem uma academia para realizar seus exercícios de uma maneira prazerosa e correta.
Cuide do seu corpo e mente sempre!
2) Quais os cuidados para treinar no frio?
No frio, temos que ter atenção redobrada na questão de preparar o corpo para a atividade física, seja ela qual for, e em primeiro lugar esta o cuidado em sempre realizar um aquecimento antes do início do exercício, pois, no corpo já fica mais contraído, pois os músculos fazem isso para reter calor, e esse enrijecimento provoca uma dificuldade de movimentação. Aquecer o corpo (músculos, articulações), é fundamental para evitar até mesmo lesões.
Mas lembrando, o aquecimento é importante durante todo o ano.
3) É verdade que no inverno queimamos mais calorias?
Sim, “queimamos mais calorias” nos exercitando em baixas temperaturas pois o organismo precisa de mais energia para manter o corpo na temperatura adequada (em torno de 36,5 °C), porém, isso não significa que emagrecemos com mais facilidade, já que, nessa época normalmente gastamos menos calorias com atividades físicas, uma vez que o metabolismo basal diminui e aumentamos a ingestão calórica.
4) Qual a melhor roupa para se exercitar no frio?
Sempre pensamos em temperatura quando praticamos algum tipo de exercício físico, por isso, precisamos pensar na roupa adequada também para este momento, já que ela influencia nesta questão.
As roupas devem ser leves e flexíveis, trazendo conforto na execução e também mantendo nossa temperatura corporal correta.
Evite roupas impermeáveis e que abafem seu corpo (nylon), seu corpo não pode absorver o calor e fazer com que você tenha um aumento da temperatura, causando sudorese excessiva, desidrate e provoque mal-estar.
5) Hidratação no frio
No frio geralmente bebemos menos água, não é mesmo? Mas cuidado, a falsa impressão de que estamos perdendo menos líquido já que transpiramos menos, se observarmos, urinamos mais no frio, além do tempo mais seco.
Por mais que transpiramos menos durante os exercícios e durante o dia, não descuide da hidratação e beba água antes, durante e após o exercício. Lembre da boa alimentação e também do consumo de frutas ricas em água.
6) Qual horário seria melhor para se exercitar no frio?
Não temos um horário certo para isso, apenas orientamos evitar atividades ao ar livre em temperaturas muito baixas e/ou tempo muito seco, prefira praticar exercícios ao ar livre no início da manhã (entre 6h e 9h) e no final da tarde (após as 17h).
Caso esse seja o seu único horário disponível, não pare de praticar, só tenha mais atenção com sua vestimenta e se hidrate conforme nossas outras dicas já passadas.
Não esqueça do protetor solar mesmo em tempo nublado.
Bons treinos!