A Ginástica Laboral consiste em exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho atuando de forma preventiva e terapêutica, nos casos de D.O.R.T., sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração e trabalhar mais no alongamento e compensação das estruturas musculares envolvidas nas tarefas operacionais diárias.
DE AQUECIMENTO – realizada antes da jornada de trabalho prepara o funcionário para iniciar sua atividade diária, evitando contusões e despertando-os para o trabalho. Tem a duração aproximada de 10 a 15 minutos e é indicada para funções que exigem esforço físico intenso.
DE COMPENSAÇÃO – realizada durante a jornada de trabalho, provoca uma pausa ativa, compensando posturas inadequadas e esforços repetitivos de baixa intensidade exigidos pela função operacional. Tem a duração aproximada de 5 a 10 minutos e é indicada para funções que exigem movimentos repetitivos, necessidade de concentração prolongada, constante atendimento a público externo e cargos de responsabilidade e decisões.
DE RELAXAMENTO – realizada após o expediente tem como objetivo principal o de recuperar o trabalhador do desgaste sofrido, fazendo com que o mesmo retorne ao seu convívio pessoal descansado e em condições de aproveitar melhor o seu lazer. Tem a duração de 20 a 30 minutos e é indicada para todas as funções principalmente aquela exercida no período noturno (3 º turno).
A implantação do programa é feita através de um cronograma de ações criado para atender as necessidades de cada cliente. São agendadas reuniões com todo os departamentos envolvidos no processo, com o objetivo de informar e orientar sobre a atividade e seus benefícios.
Os resultados são apresentados através de relatórios e gráficos periódicos, que informam a média de freqüência nas atividades por setor, as principais queixas de saúde dos colaboradores e resultados de testes propostos no decorrem do projeto.