Tai Chi
Tai Chi é a abreviatura de tai chi chuan, e é o nome dado a uma serie de movimentos desenvolvidos por uma forma de arte marcial chinesa, criada por Chang San Feng (1247 – 1368). A pratica das formas das posições Tai Chi e concebida para produzir não só equilíbrio interior, mas também uma maior estabilidade mental e emocional. O Tai Chi e hoje em dia praticado em muitos Países, devido aos grandes benefícios que traz para a saúde. Acredita-se que os movimentos relaxados, flutuantes e circulares promovem o fluir da energia vida-força, conhecido como (Chi) através dos meridianos, ou canais de energia, tratados na acupuntura, o que cura e rejuvenesce o corpo todo, criando uma
harmonia física, emocional e mental.
Como funciona?
O Tai Chi fortifica suavemente a circulação, sem esforçar o
coração, sendo benéfico para pessoas com disfunções circulatórias.
Uma vez que a rotação suave de todas as articulações de corpo ajuda a manter a sua flexibilidade, o Tai Chi e frequentemente recomendado para quem sofra de artrite e de reumatismo.
A respiração e coordenada em todos os movimentos de Tai Chi, e quem o pratica acredita que os seus pulmões ficam mais fortes, curando problemas respiratórios.
Yoga
O yoga é uma das pouquíssimas atividades que desenvolvem, simultaneamente, os indicadores de capacidades físicas, muito utilizados como indicadores de excelência na área esportiva, que são: flexibilidade, resistência, força e agilidade. Quando alguém reúne em seu corpo esses indicadores, certamente é uma pessoa privilegiada. Como o yoga tem uma visão holística do ser humano, naturalmente essas capacidades também são incorporadas nos aspectos mentais e emocionais. Isso confere maior habilidade individual para lidar com stress e pressões na vida e no trabalho, tornando a pessoa mais resiliente.