O Trabalho Interferindo na Saúde dos Colaboradores
Provavelmente você já percebeu pelo seu dia a dia que o trabalho interfere na saúde do profissional. Mas você sabia que isso é cientificamente comprovado?
Essa intromissão pode ser positiva ou negativa e vale ressaltar que a ausência de doença, nem sempre significa que está tudo bem.
Isso quem diz, inclusive, é a Organização Mundial da Saúde (OMS) que definiu saúde como um estado de entrelaçamento entre bem-estar físico, mental e social, ou seja, não significa apenas a ausência de doenças.
Continue lendo e entenda os efeitos da pandemia na saúde dos colaboradores.
Os Efeitos da Pandemia na Saúde dos Colaboradores
Em um momento tão adverso como o gerado pela Pandemia, grandes empresas, cientistas e pesquisadores têm trabalhado duro para entender quais são os prejuízos que o trabalho remoto pode gerar à saúde dos colaboradores e, por consequência, às empresas.
A Microsoft, por exemplo, desenvolveu um estudo para entender como o cérebro reage à necessidade do trabalho remoto e as horas dedicadas a tela do computador.
“O estudo descobriu que a colaboração remota é mais desafiadora mentalmente do que a colaboração pessoal. Especificamente, os padrões de ondas cerebrais associados ao estresse e ao excesso de trabalho eram muito maiores quando colaborando remotamente do que pessoalmente.”
O estudo também revelou que se a dupla trabalhou primeiro remotamente, suas ondas cerebrais acabaram sugerindo ser mais difícil trabalhar juntos pessoalmente depois dessa experiência.
Ou seja, o estudo indica que a conexão social e as estratégias de trabalho, criadas no trabalho presencial, são transferidas para um ambiente remoto, mas o contrário não é verdadeiro.
Desafios no Retorno ao Trabalho Presencial
Depois de uma adaptação ao home-office forçada para as empresas e colaboradores, as companhias estão vivendo uma nova adequação no retorno ao escritório.
O cenário é desafiador para gestores, afinal, à medida que as pessoas voltam ao trabalho presencial, nesse cenário de flexibilização da pandemia, a tendência é de que a interação seja mais difícil, isso comparado ao cenário anterior à Covid-19.
Esse estudo evidenciou alguns outros pontos como:
- O cenário de pandemia aumentou o esgotamento profissional;
- As causas do estresse no local de trabalho são diferentes entre colaboradores da linha de frente e os remotos;
- Em sete meses, há mais comunicações e menos limites (principalmente, porque temos mais reuniões virtuais diárias);
- Nenhum deslocamento pode prejudicar a produtividade do trabalhador remoto (sim, o deslocamento ajuda a dividir a rotina: vida e trabalho).
Como combater os danos à saúde dos colaboradores?
Diversos estudos apontam os benefícios da meditação para combater o esgotamento e o estresse durante o dia de trabalho.
Além disso, você também pode ajudar o colaborador no sentido de contribuir com o controle das horas de trabalho, porque a falta de separação entre trabalho e vida (pessoal, social) tem impactado negativamente no bem-estar.
Imponha limites! Conscientize os líderes e colaboradores que é fundamental reforçar a necessidade de pausas ao longo do dia. Trata-se de uma fonte poderosa para uma produtividade efetiva e para o cérebro recarregar e os ganhos são imensuráveis:
- Satisfação de seu colaborador, o que contribui com a felicidade.
- Maior sinergia entre as equipes, gerando mais engajamento com resultados positivos para a empresa.
- Maior valor agregado, afinal o colaborador é seu maior cliente, o defensor e promotor de sua marca.
Lembre-se: cuidar do bem-estar de seu colaborador é oferecer um cenário fértil para que ele evolua, garantindo engajamento com os objetivos da empresa.
Quer levar esses e outros benefícios para sua empresa? Fale com a Maratona e saiba como podemos promover a saúde e bem estar na sua empresa.