Nutrição e Qualidade de Vida no Trabalho

Nutrição e Qualidade de Vida no Trabalho: Conheça a Relação Direta Entre Elas
O brasileiro passa em média ⅓ do seu dia no trabalho. Com isso, cresce a preocupação das organizações com a qualidade de vida dos seus colaboradores. E um dos fatores fundamentais para isso é uma nutrição adequada.
Saúde e alimentação adequada são direitos humanos, porém, com inúmeros fatores sociais, econômicos e culturais, muitas vezes a alimentação equilibrada e de qualidade não se torna uma realidade ou rotina para grande parte dos trabalhadores brasileiros.
Além disso, o ritmo frenético da vida moderna, estimula as pessoas a procurarem por produtos alimentícios industrializados, opções fáceis de preparo e consumo. Esses alimentos não naturais ditam um padrão de dieta pobre em nutrientes e com muitos excessos não saudáveis.
Acompanhe este artigo para compreender a relação entre nutrição e qualidade de vida e como isso impacta em sua empresa.
Qual a relação entre qualidade de vida global e no trabalho?
A qualidade de vida é uma harmonia entre bem-estar social, saúde física e estado emocional. Esse equilíbrio determina como os indivíduos, em suas particularidades e subjetividades, se relacionam com o mundo externo.
Já a qualidade de vida no trabalho envolve, de um lado, a preocupação com o bem-estar e satisfação no trabalho. Por outro lado, busca por um aumento de produtividade e qualidade dos serviços.
Quando um trabalhador está satisfeito em seu trabalho ele tende a ter menos estresse e outras doenças. E se sente mais motivado.
Qualidade de vida global e qualidade de vida no trabalho são dimensões diferentes, mas que se relacionam profundamente. A equação é simples: insatisfações em uma dessas esferas podem levar a desajustes em outra.
Pensar em qualidade de vida no trabalho é respeitar as pessoas. E investir em recursos humanos é um dos ingredientes mais decisivos na receita do crescimento econômico.
As melhores empresas para se trabalhar, como as listadas nos ranqueamentos de grandes institutos como GPTW, indicam a fórmula: investir nos colaboradores é o elemento número um do sucesso.
Há uma correlação positiva entre estado de ânimo do trabalhador e a produtividade. A relação e satisfação que o trabalhador tem com o seu emprego reflete diretamente em sua saúde e bem-estar globais.
Logo, uma empresa se preocupar com a nutrição e a qualidade de vida dos trabalhadores dentro e fora da organização é um fator decisivo de produtividade. Além disso, ela cumpre um papel social de promoção da saúde e bem-estar.
Como a nutrição e qualidade de vida impactam no trabalho dos profissionais?
O estilo de vida moderno e acelerado, principalmente nos grandes centros urbanos, resulta em muitos trabalhadores que tendem a ficar sedentários e com uma alimentação desbalanceada.
Uma alimentação desequilibrada nutricionalmente reflete diretamente na qualidade de vida na totalidade. E com isso vem o alerta para os gestores: uma má nutrição atrapalha o rendimento do trabalhador.
Alguns dos problemas comuns encontrados no dia a dia das empresas:
- Sobrepeso;
- Obesidade;
- Doenças cardiovasculares;
- Diabete;
- Tabagismo;
- Fadiga;
- Frustração;
- Transtornos psicológicos;
- Falta de motivação.
O processo de trabalho implica em desgaste global e em gasto de energia. Logo, o corpo do trabalhador precisa dos suprimentos adequados à sua carga de trabalho, implicando diretamente sobre sua produtividade.
Uma nutrição adequada é necessária para o corpo satisfazer suas necessidades básicas de funcionamento:
- Produção de energia;
- Manutenção da taxa de metabolismo basal;
- Construção e reposição de tecidos do corpo;
- Desempenho das atividades cerebrais;
- Performance muscular;
- Manutenção da imunidade, entre outros.
Sem uma nutrição e qualidade de vida adequados, a força de trabalho se desgasta mais rapidamente. Isso faz elevar os índices de acidentes de trabalho, absenteísmo, descontinuidade na produtividade, menor capacidade produtiva, falta de motivação, transtornos psicológicos e insatisfação geral.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, aponta as principais diretrizes para a alimentação da população brasileira. Ele destaca que uma dieta adequada em quantidades, qualidade e variedade de nutrientes permite que o organismo tenha mais energia.
Isso ajuda a evitar também a incidência de doenças cardíacas e vasculares, cânceres, diabetes e obesidade, que comprometem a vida do trabalhador como um todo.
Por que é importante para as empresas fomentar a reeducação alimentar?
Toda empresa almeja ser produtiva. Porém, a produtividade sofre muitas interferências. Entre os vários fatores relacionados, entra principalmente a saúde física e emocional dos trabalhadores. Um bom estado nutricional é um fator que influencia na qualidade de vida no trabalho.
É importante que as organizações se preocupem com a qualidade dos alimentos consumidos, sendo assim, promover programas de reeducação alimentar que impactem a vida do trabalhador também fora da empresa.
Para dar essa atenção à nutrição e qualidade de vida, é cada vez mais comum ver empresas que promovem orientações sobre bons hábitos alimentares de seus colaboradores.
Esse trabalho pode diminuir a incidência de doenças com relação direta a uma dieta inadequada, com excesso de ingestão de açúcares, colesterol e gorduras ou carente de nutrientes.
A empresa atua como uma mediadora de informações. Atividades como workshops e consultorias podem promover o conhecimento e conscientizar os colaboradores sobre questões como os prejuízos da seleção inadequada de hábitos alimentares e seus efeitos adversos na saúde e na longevidade.
Quando a empresa se preocupa com programas educativos para o fomento da saúde e a mudança do estilo de vida, elas causam grande impacto. Isso também repercute sobre a imagem interna da organização, em que os trabalhadores se veem valorizados e apoiados.
30 Dicas para cuidar da nutrição e qualidade de vida nas empresas
Agora que você já sabe o quanto é importante uma empresa valorizar uma boa nutrição para a qualidade de vida dos seus trabalhadores, confira algumas dicas do que sua organização pode fazer:
Promova campanhas de alimentação saudável
- Invista em informação e conscientização;
- Confeccione informativos sobre prevenção de doenças e os malefícios de uma alimentação desbalanceada;
- Distribua folhetos de nutrição equilibrada;
- Disponibilize receitas saudáveis nos canais de comunicação da empresa.
Acompanhe constantemente a saúde dos colaboradores
- Solicite exames de saúde anuais;
- Crie parcerias médicas para fazer o levantamento do IMC (índice de massa corporal), índice de colesterol e triglicerídeos dos funcionários;
- Oportunize medição e avaliação da dobra cutânea;
- Incentive o ajuste do consumo de calorias apropriadas a cada indivíduo.
Conte com um apoio profissional multidisciplinar
- Promova workshops com a participação de nutricionistas;
- Realize eventos com nutricionistas, médico, psicólogos e educadores físicos;
- Faça o credenciamento de nutricionistas para consultas e orientações nutricionais.
Cuide do cardápio da empresa
- Elabore, junto ao nutricionista, opções de cardápios balanceados;
- Promova uma alimentação hipossódica e hipocalórica;
- Ofereça doces dietéticos;
- Realize a contagem calórica dos alimentos;
- Diminua as concentrações de lipídios séricos,
- Insira fibras;
- Viabilize opções para alimentação restrita (celíacos, intolerantes à lactose, vegetarianos e veganos etc.).
Ofereça opções para refeições na empresa
- Construa um espaço em que os funcionários possam realizar suas refeições;
- Crie opções para os colaboradores conservarem e aquecerem seus alimentos;
- Mantenha convênios com descontos em restaurantes e alimentos congelados.
Envolva seus funcionários
- Realize reuniões sobre o cardápio semanal ou mensal;
- Oportunize atividades e desafios em grupo que envolvam hábitos saudáveis;
- Implemente instrumentos avaliativos para coletar os índices de satisfação;
- Ouça as sugestões dos funcionários.
Invista em atividades físicas
- Ofereça ginástica laboral;
- Conte com uma academia de ginástica;
- Realize avaliação física e de flexibilidade junto a um educador físico;
- Crie oportunidades para atividades físicas e esportivas;
- Invista em convênios com academias.
Benefícios de promover workshops e consultoria nutricional nas empresas
Desde os anos de 1960 as empresas passaram a mudar suas posturas em relação ao trabalho. E cada vez mais elas têm dado atenção a aspectos que envolvem a nutrição e qualidade de vida.
Realizar workshops é uma forma efetiva de melhorar as relações humanas na empresa. As oficinas promovem interações, abrem espaço ao debate, melhoram o estado de ânimo e a produtividade.
Já as consultorias com nutricionistas são essenciais para diagnosticar problemas e apontar soluções. Um profissional treinado é o melhor apoio que você pode ter para determinar as melhores opções e tomar as decisões mais acertadas.
Além de promover melhor nutrição e qualidade de vida, as consultorias também contribuem para:
- Identificar e diagnosticar problemas,
- Indicar necessidade de melhorias;
- Apontar mudanças necessárias;
- Melhorar o cardápio oferecido pela empresa;
- Reutilizar melhor os alimentos;
- Reduzir o desperdício.
Considerações finais
Obter apoio profissional e realizar atividades informativas e de conscientização são elementos essenciais para a promoção de uma boa nutrição e qualidade de vida dos colaboradores.
Com o modo de vida atual, além de alguns fatores sociais, econômicos e culturais, a dieta brasileira tornou-se pobre em nutrientes. Muitos alimentos industrializados ricos em colesterol e açúcar fazem parte da alimentação diária das pessoas.
Todo esse padrão alimentar está afetando muito o indivíduo, o que também se reflete na produtividade da empresa.
Investir na qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa só trará benefícios e resultados positivos para todos os envolvidos e para a economia do seu negócio.
A Maratona Qualidade de Vida, desde 1992, promove a saúde e o bem-estar nas organizações. Se você deseja promover a nutrição e qualidade de vida em sua empresa, entre em contato conosco e conheça nossos programas: clique aqui!
[…] busca pela saúde física, mental e nutricional dos empregados possibilita o bem-estar no trabalho e uma equipe mais saudável e mais […]