Maratona QV
×
  • Home
  • Conheça a Maratona QV
  • Programa QVT
  • Serviços
    • Pilar da Saúde Física
    • PILAR DE SAÚDE NUTRICIONAL
    • PILAR DA ERGONOMIA
    • PILAR DA SAÚDE MENTAL
    • PILAR DA SAÚDE TOTAL
    • INTERVENÇÕES TEATRAIS
  • Blog
  • Contato
  • Solicite uma Proposta

Sedentarismo e os Impactos nas Empresas

Sedentarismo e os Impactos nas Empresas
9 de dezembro de 2022

Sedentarismo e os Impactos nas Empresas

O ambiente de trabalho moderno está mudando rapidamente, com grande parte da força de trabalho aderindo a um estilo de vida sedentário.

Cada vez mais profissionais passam o dia realizando suas tarefas sentados, contando com a tecnologia para suas atividades diárias e precisando movimentar ao máximo as mãos.

Embora essa mudança no comportamento no expediente tenha sido benéfica para muitos, há uma série de impactos à saúde dos trabalhadores que devem ser considerados.

Neste texto analisaremos os efeitos físicos, mentais e financeiros do sedentarismo e examinaremos como as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais saudável para seus colaboradores.

O que é sedentarismo?

Um estilo de vida sedentário é caracterizado por ficar sentado ou deitado por longos períodos de tempo. Para evitar o sedentarismo, é necessário praticar atividade física leve por mais de 150 minutos por semana.

O sedentarismo pode trazer sérias implicações não só para a saúde de um indivíduo, mas também para o seu trabalho e para a empresa como um todo.

Dados do sedentarismo no Brasil

O sedentarismo é uma preocupação crescente para a população brasileira, que já ocupa os maiores níveis de inatividade física quando comparada a outros países da América Latina.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE mostram que quase metade dos brasileiros são sedentários, subindo para 84% o número entre os jovens.

As consequências dessa alta taxa são vistas tanto em nível individual — com fatores de risco aumentados, como obesidade ou diabetes — quanto em maior escala, impactando as políticas de saúde pública em todo o país.

O que o sedentarismo pode causar na vida das pessoas?

O sedentarismo pode ter consequências graves em nossa saúde física, social e mental.

Pessoas que não fazem a quantidade recomendada de exercícios (150 minutos por semana para adultos) correm maior risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

Além disso, a inatividade física pode levar à depressão, ansiedade e baixa autoestima. O isolamento social é outro efeito comum de ser inativo devido à falta de interesse ou motivação.

Quando as pessoas estão sedentárias, seus corpos não recebem os nutrientes necessários para estimular a atividade ou mesmo as tarefas diárias, como dormir bem. Como resultado, elas podem ter níveis de energia reduzidos ou incapacidade de se concentrar.

Sendo assim, é importante que os indivíduos permaneçam ativos para que não apenas o bem-estar físico, mas também mental, seja mantido.

Como o sedentarismo impacta as empresas?

Estilos de vida sedentários se tornaram mais comuns para quem trabalha em escritórios, onde ficar sentado por longos períodos de tempo se tornou a norma. Isso pode ter consequências graves nas operações de uma empresa, tais como:

Menor produtividade

Em primeiro lugar, reduz significativamente a produtividade dos funcionários por meio do aumento da fadiga e da diminuição da saúde mental, levando à perda de prazos e metas não cumpridas.

A baixa aptidão física também resulta em diminuição de energia e criatividade, impedindo a inovação, vital para vantagens competitivas em qualquer setor.

Maior índice de absenteísmo

Em segundo lugar, eleva o absenteísmo devido ao aumento da frequência de adoecimento dos colaboradores, o que pode resultar em perda de tempo e perdas financeiras em razão dos custos adicionais de substitutos ou redução da produção devido à menor disponibilidade de funcionários.

Prejuízos financeiros

Uma força de trabalho inativa resultará em maiores custos de saúde para os empregadores devido ao aumento das despesas médicas associadas a doenças ou lesões resultantes do sedentarismo.

Insatisfação no trabalho

Além disso, reduz a moral dos funcionários ao criar um ambiente de trabalho onde os funcionários não são incentivados nem apoiados a cuidar de seus corpos, resultando em insatisfação no trabalho.

Clientes insatisfeitos

Redução do engajamento dos trabalhadores leva à diminuição da satisfação do cliente, resultando em vendas menores ou menos clientes recorrentes em uma empresa.

O que as empresas podem fazer para ajudar os colaboradores a vencerem o sedentarismo?

O sedentarismo é um problema comum no local de trabalho, mas, felizmente, as empresas podem tomar medidas para ajudar a manter seus colaboradores saudáveis. Aqui estão cinco coisas que os empregadores devem considerar para combater a inatividade física:

  • Fornecer ginástica laboral ou facilitar o acesso a academias e esportes para seus colaboradores por meio de convênios e parcerias;
  • Oferecer como opção adicional mesas para trabalho em pé (ou mesas ajustáveis) que permitem que os funcionários alternem entre sentado e em pé durante o dia, o que comprovadamente reduz o comportamento sedentário quando usado corretamente;
  • Investir em programas regulares de bem-estar, como maratonas da empresa.
  • Organizar desafios de condicionamento físico em toda a empresa com recompensas pela conclusão de metas dentro de um período de tempo predeterminado.
  • Incentivar o uso das escadas em vez do elevador;
  • Incentivar os funcionários que moram perto do local de trabalho a usarem bicicletas para se locomover.

Ao implementar essas práticas nas operações diárias, os empregadores podem criar melhores resultados de saúde para seus trabalhadores sem comprometer o desempenho geral!

Conclusão

Os estilos de vida sedentários não só têm um impacto negativo na saúde e no bem-estar dos indivíduos, mas também podem apresentar desafios para as empresas em termos de engajamento, produtividade e custos associados a maiores taxas de absenteísmo.

A implementação de estratégias para reduzir o comportamento sedentário no local de trabalho pode levar a funcionários mais saudáveis, com melhor moral, foco e satisfação geral.

Um estudo científico descobriu que simplesmente ficar de pé em vez de sentado melhora os níveis de açúcar no sangue, gordura e colesterol.

A Maratona Qualidade de Vida, há mais de 20 anos, atende a necessidade do mercado apresentando soluções de saúde e bem estar através de atividades desenvolvidas nas empresas.

Não perca mais tempo: converse com um de nossos especialistas e não permita que o sedentarismo continue afetando sua equipe!

Add Comment Cancel


Categorias

  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • ERGONOMIA
  • GESTÃO DE SAÚDE
  • GINÁSTICA LABORAL
  • SAÚDE E SEGURANÇA
  • SAÚDE MENTAL

Fundada em 1992, a Maratona nasceu para atender a uma necessidade do mercado por programas personalizados para promoção da qualidade de vida nas empresas, desenvolvido de forma pioneira para a Avon.

+55 (11) 94024-8454

contato@maratonaqv.com.br

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Acesso aos Programas de Saúde
Copyright ©2024 Todos os direitos reservados